Vencedor do Oscar de Melhor Ator por sua atuação no filme “Coringa”, o ator Joaquin Phoenix  protagoniza um curto-metragem que alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas na Amazônia e reivindica o papel das populações indígenas na proteção do meio ambiente. Intitulado “Guardiões da vida”, o filme foi produzido pelas ONGs Amazon Watch e Extinction Rebellion e mostra um grupo de cirurgiões, Phoenix entre eles, tentando salvar a vida de uma pessoa agonizante.

A produção mostra que depois que o grupo fracassa e declara o paciente morto, uma das cirurgiãs, interpretada pela atriz de origem indígena Q’orianka Kilcher, não se dá por vencida e o ressuscita. Na cena em questão, o coração se revela como uma imagem de satélite da floresta amazônica e da Austrália ardendo em chamas.

“É um chamado à ação. Fiz isso para despertar a consciência sobre o efeito das indústrias da carne e de laticínios nas mudanças climáticas”, afirmou Phoenix, conhecido ativista vegano, citado em um comunicado da Amazon Watch. Ele completou: “O fato é que estamos derrubando e queimando florestas tropicais e vendo os efeitos negativos. Temos uma responsabilidade pessoal de fazer mudanças em nossas próprias vidas e agir agora”. O trabalho das ONGs pode ser apoiado por meio de doações.O curta, dirigido pelo norte-americano Shaun Monson e com três minutos e meio de duração.

O curta, dirigido pelo norte-americano Shaun Monson e com três minutos e meio de duração. Assista abaixo;