A TV Cultura estréia nesta quinta-feira (26), no Dia Nacional do Surdo, a primeira série brasileira de ficção bilíngue, em Libras e português. Intitulada “Crisálida”, a produção é dividida em quatro episódios, que serão exibidos a partir das 19h15, uma vez por semana.

A série.conta a histórias de jovens surdos que enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. Entre as dificuldades vivenciadas por eles, serão apresentadas situações familiares, sociais e psicológicas. O objetivo é mostrar que o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos em um universo visual.

Vale ressaltar que, segundo o IBGE (2010), pessoas com deficiência auditiva somam cerca de 9,7 milhões no Brasil, sendo que 1,7 milhão apresenta grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdas

A produção é uma criação de Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, a produção, de Florianópolis (SC), é uma parceria entre a Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.