Quem mora em São Paulo ou está de passagem pela cidade não pode perder a programação especial que o Theatro Municipal preparou para comemorar o Dia das Crianças. Entre os dias  8 a 13 de outubro, será realizado o projeto Crianças no Municipal, um festival de atividades gratuito que inclui apresentações e atividades especiais para os pequenos e seus familiares. O evento vai oferecer desde concertos didáticos de música sinfônica, apresentações de balé, pocket ópera e espetáculo de teatro, e ainda um tour de vivência musical pelos diversos espaços do prédio histórico.

Na terça-feira (8), data de estreia do evento, às 19h, a Orquestra Mundana Refugi, a Palhaça Rubra (Lu Lopes) e o coletivo Morabeza Nação, que apresentará uma síntese da peça “As Aventuras do Boi Beleza, se revezam em apresentações no espetáculo “Curumins do Mundo.

Vale dizer que a Orquestra Mundana Refugi é composta por 21 músicos e possui em sua formação imigrantes, brasileiros e refugiados de diversas partes do mundo. Já o Morabela Nação é um coletivo que conta histórias de Paulo Rafael, escritor da obra “O Mundo Cá tem Fronteira – Uma Aventura Brasil-Cabo Verde” . No enredoum boi do nordeste brasileiro que sobrevoa as Ilhas de Cabo Verde e acaba descobrindo que as belezas desse país do continente africano são também muito semelhantes às belezas brasileiras.

A programação segue com o Zoo Musical. Nesta atividade.as crianças vão percorrer  algumas “estações” distribuídas pelo Theatro, como o Saguão de entrada principal e o Salão Nobre, onde encontrarão alunos da Escola Municipal de Música, da Fundação Theatro Municipal, e instrumentos de orquestra. Durante o passeio, elas vão poder apreciar a sonoridade de cada instrumento, e entender como são divididos no palco os chamados naipes de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), madeiras (flauta, oboé, clarinete, saxofone e fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e a percussão. Sob monitoria, elas poderão conhecer um pouco mais sobre esse universo da música sinfônica. Toda essa experiência será oferecida para alunos da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e para o público em geral. Na quinta-feira (10), às 15h, e sexta (11), às 9h30 e 15h, as sessões são exclusivas para as escolas. No sábado (12), às 16h30, é gratuito e aberto ao público, no entanto é preciso reservar os ingressos pelo site do Theatro Municipal. O evento segue com muitas outras atividades para as crianças.  Vale a pena conferir! A programação completa está no site do Theatro Municipal de São Paulo.