A cantora americana Taylor Swift doou o equivalente a R$ 170 mil para que uma jovem pudesse cursar a universidade no Reino Unido. A menina, que se chama Vitoria Mario, é de nacionalidade portuguesa e se mudou para Tottenham há quatro anos, recebendo um convite para estudar matemática em Warwick, uma das principais universidades britânicas.

Para não perder a oportunidade e conseguir custear sua acomodação e sustento durante os estudos, Vitoria precisou abrir uma “vaquinha virtual” para arrecadar 40 mil libras esterlinas, do contrário, perderia a vaga. “Meu nome é Vitoria Mario, sou uma jovem negra de 18 anos com um sonho”, escreveu ela. “Infelizmente, o meu pai faleceu e a minha mãe continua em Portugal”, continuou a jovem na descrição do site Go Fund Me. “Me afastar dela foi um desafio, mas foi um sacrifício que valeu a pena ser feito, aos olhos da minha família”.

“Embora minha história não seja única, o sonho de me tornar uma matemática não é apenas uma chance de mobilidade social para minha família e eu, mas também para inspirar pessoas que estiveram em posições semelhantes a buscar ser uma versão melhor de si mesmas e lutar pelos seus sonhos apesar da desigualdade de gênero/ raça, questões de imigração e barreiras financeiras”, acrescentou ela.

O pedido chegou a muitas pessoas que ajudaram a estudante na vaquinha, inclusive ao conhecimento de Taylor Swift, que completou o valor total que faltava para os estudos da jovem. “Vitória, conheci sua história online e me sinto muito inspirada pela sua determinação e dedicação em transformar seus sonhos em realidade. Quero presentear você com o restante do valor da sua meta. Boa sorte em tudo o que você faz! Com amor, Taylor,” escreveu.

Com mais de mil doações e 800 compartilhamentos, Vitoria ultrapassou o valor que precisava, arrecadando mais de 47 mil libras esterlinas. “Meu lugar em Warwick está confirmado. Gostaria de agradecer a todos que ajudaram, compartilharam e apoiaram minha campanha”, escreveu a estudante na página de doações.