Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece todos os anos no dia 5 de junho, a ONU Meio Ambiente no Brasil vai promover uma série de atividades, que começa no dia 1 e vai até o próximo dia 9 de junho.

Este ano, o tema do evento é “Poluição do Ar” e tem como meta unir esforços para combater este mal, que atinge todas as pessoas, mas é particularmente prejudicial às crianças e mulheres grávidas. Vale ressaltar que, em todo mundo, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por 7 milhões de mortes prematuras por ano.

Várias cidades de todo o Brasil participam da iniciativa realizando uma série de atividades, entre elas, palestras nas escolas; workshops abertos ao público, apresentação de projetos de eco-sustentabilidade; coleta de lixo nas praias e parques; conscientização da população sobre os temas mais relevantes, além do plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos.

Em sinergia com a temática, o Programa ambiental da ONU se uniu à Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde OPAS/OMS para lançar, a Campanha Respire Vida no Brasil. O objetivo é mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a saúde do indivíduo e a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar. A campanha combina especialistas em saúde pública e meio ambiente para o compartilhamento e divulgação de soluções para a poluição do ar, em apoio aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, visando conectar cidades e sensibilizar público e gestores.

Vale lembrar que a Semana Nacional do Meio Ambiente foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.