Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o problema do abandono e maus-tratos de animais, o SBT lançou a campanha #FalePorEles. A ideia é convidar as pessoas a emprestarem suas vozes para contar histórias de cães e gatos que sofreram com o abandono e hoje esperam por um novo lar ou mesmo, superaram o trauma ao encontrar uma nova família.

Por meio de de uma parceria com a ONG AMPARA Animal, que fez a curadoria de histórias de animais que estão para adoção, e com o aplicativo Meu Animal Fala, é possível literalmente falar pelos bichinhos. No site da campanha há muitas histórias de cães e gatos, cujas fotos estão disponíveis no aplicativo. Para falar por eles, basta baixar o app, produzir um vídeo com a sua história favorita de um dos bichinhos e compartilhar nas redes sociais, utilizando a hashtag #FalePorEles. É possível também contar uma história própria, fazendo upload de uma imagem do seu animal. As melhores postagens serão compartilhadas nas redes sociais do SBT.

No site também há um guia informativo sobre maus-tratos, como denunciar e dicas básicas de cuidados com os animais resgatados/adotados. O conteúdo foi produzido em parceria com a AMPARA Animal.

A ação também tem com dois filmes para TV e meio digital que contam a história de Bóris, narrada pela voz de Oscar Filho (Programa da Maisa), e da gatinha Lili, pela voz de Nadja Haddad, apresentadora do Bake Off Brasil.

“Os números divulgados são alarmantes, existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Mais que um problema de saúde pública, esses dados assombram aqueles que tanto amam e se preocupam com os animais. A forma mais eficiente, de diminuir drasticamente os maus-tratos a estes inocentes, é agindo preventivamente. Os três pilares em que a AMPARA atua (conscientização, adoção e castração), irão contribuir de fato para que o problema seja controlado. Agir com estratégia e escala, somando forças, por amor e respeito aos animais”, ressalta Juliana Camargo, presidente da ONG AMPARA Animal.

A campanha ainda terá desdobramento com influenciadores com afinidade com mundo animal, principalmente com foco na adoção dos bichos de estimação, para fomentar a discussão e ampliar a visibilidade do problema nas plataformas digitais.  Assista abaixo, o vídeo da campanha!