Em meio a pandemia do coronavírus, o casal de refugiados Talal Al-tinawi e Ghazal Baranbo, que saiu da Síria com seus filhos, pensou em uma forma de ajudar as pessoas durante o período de quarentena. O casal, que vendem comida árabe sob encomenda, decidiu distribuir gratuitamente marmitas a idosos em São Paulo. “Nós já passamos por essa situação [quarentena] por causa guerra na Síria e quisemos ajudar os idosos, que precisam ficar dentro de casa.

Segundo Talal, já foram distribuídas mais de 300 marmitas, com ingredientes comprados por eles. Com a repercussão da iniciativa, muitas pessoas quiseram ajudar a família com doações para que mais idosos recebam a comida em suas casas. “Assim, vamos conseguir doar mais marmitas. Juntos podemos superar essa crise”, comemora.

Nas redes sociais, Talal compartilhou alguns retornos de moradores que buscaram auxílio e receberam as marmitas. Os pedidos vão desde um homem com mais de 60 anos que precisava de alguém para entregar comida na casa de sua mãe, que se encontrava sozinha há vários dias, até uma pessoa que solicitou ao casal sírio para levar uma marmita ao avô, que estava completando 88 anos de idade. “Agradeço de coração o seu gesto. Que Deus ilumine vocês todos”, escreveu pelo WhatsApp uma das pessoas ajudadas.

Talal ressalta, ainda, que todo o processo da iniciativa, desde a comida até a entrega no carro da família, foi feito com todos os cuidados de higiene e segurança.