Muitas pessoas arregaçaram as mangas nesta pandemia para ajudar milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. O projeto SOS Sopa Solidária é um exemplo disso. Desde  junho deste ano, os voluntários estão promovendo a entrega de refeições em diferentes bairros de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa começou  quando o casal Lorena Paes e Mathews Wermelinger percebeu as dificuldades da vizinhança diante da pandemia e decidiu ajudá-los com o que sobra da empresa de alimentos orgânicos.

No início, eles distribuíam cerca de 20 quentinhas em um dia. A ação ganhou visibilidade na região e com o aumento do número de colaboradores, hoje chega a entregar 120 refeições de uma vez. O projeto já conta com a ajuda de 20 voluntários para a captação de doações, produção das quentinhas e dos kit’s de higiene e distribuição das sopas.

Com a proximidade do fim de ano, eles idealizaram o Projeto Natal Solidário com a intenção de expandir o impacto do apoio às pessoas. Mais do que a refeição em uma ocasião pontual, a ação consiste em ajudar famílias com a doação dos seguintes utensílios: Uma cesta básica, Alimentos natalinos: uma ave típica e um panetone, Kit de higiene pessoal: pasta de dente, sabonete, papel higiênico e sabão em barra, Roupas e brinquedos novos e seminovos (no caso de crianças de até 14 anos, o objetivo é o apadrinhamento para a doação de um presente de natal.

As doações podem ser feitas nos pontos de arrecadação ou pelo site do projeto. No caso da iniciativa de natal, o grupo se dispôs a apoiar também 10 famílias do bairro de Sulacap, na Zona Oeste do Rio. As entregas serão feitas no dia 20 de dezembro.

Informações: G1