Uma minibiblioteca itinerante, construída com caixotes e telha, foi instalada na localidade do Brejo, na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa, idealizada pelo Projeto Social Nóiz, tem como objetivo levar mais histórias, cultura e educação para a comunidade.

A ação, que recebeu o nome de “Caixote do Saber”, é focada no incentivo à leitura e deve percorrer outras localidades da comunidade. Na minibiblioteca, moradores podem retirar o livro de interesse, ler no local ou levar para casa. A reposição pode ocorrer no dia seguinte ou depois. A ONG explicou que, em alguns casos, leitores podem até ficar com os livros, já que “educação nunca é demais”.

De acordo com o presidente da Nóiz, André Melo, a expectativa é instalar 20 Caixotes do Saber em três meses. A região do Outeiro é o próximo local da comunidade a receber a minibiblioteca.

A ONG fundada em 2018 tem como principal objetivo ações voltadas para a transformação do quadro social, visando atender as diversas demandas, por meio da  educação e profissionalização de moradores de uma comunidade na Cidade de Deus: a Portelinha. No início, o grupo oferecia aula de reforço escolar, apoio psicológico e atendimento médico semanal. Por meio de doações, a ONG ganhou um local para desenvolver as atividades. “São pessoas esquecidas pelo poder público e ignoradas pela sociedade. Precisávamos fazer algo”, disse o presidente da ONG.

Durante a pandemia, a equipes e os voluntários entraram mais de 20 toneladas de alimentos, 5 mil máscaras e mil kits de higiene, além de realizar ações de sanitização.