O programa Mesa Brasil, do Sesc, que combate a fome e o desperdício, distribuiu mais de 700 toneladas de alimentos desde o início da pandemia, só no Rio de Janeiro. Foram 200 parceiros que doaram os produtos, que beneficiaram mais de 350 mil pessoas em 40 municípios do estado.

Além de entregar alimentos não perecíveis e in natura, o Mesa Brasil passou a fornecer refeições prontas em comunidades para ajudar famílias afetadas pela crise. O Sesc Rio também doou 58 mil máscaras faciais artesanais confeccionadas por artesãos voluntários, com matéria prima doada pela instituição. No total, o Sesc Rio investiu R$ 2 milhões para viabilizar a entrega das doações.

“Isso foi resultado da solidariedade da população fluminense, que passou a doar para o Mesa Brasil um volume muito maior de produtos, que nos permitiu também ampliar essa parte da doação”, destaca Antônio Florêncio de Queiroz Junior, presidente do Conselho do Sesc RJ.

O programa também beneficiou muitas pessoas em vários outros locais. Em Santa Catarina, por exemplo, foram quase 100 mil pessoas  atendidas por 489 instituições sociais em 59 cidades. A arrecadação de mais de 1.400 toneladas de comida até junho foi resultado da doação de 341 empresas parceiras