A professora Doani Emanuela Bertan está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize 2020, prêmio mundial que homenageia educadores e é organizado pela Varkey Foundation e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A indicação aconteceu por conta do trabalho com educação bilíngue para surdos desenvolvido por ela.

O anúncio foi feito, por meio de vídeo, pelo comediante e apresentador Stephen Fry nesta quarta-feira (4).“Seu trabalho árduo e sua empatia realmente transformaram a vida desses alunos”, declarou Fry no vídeo.

Doani é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Júlio de Mesquita Filho, em Campinas (SP). Os finalistas concorreram com mais de 12 mil indicados e inscritos de mais de 140 países. “Indescritível”, disse a professora sobre o que sentiu ao receber a notícia.

Para ela, mais importante do que ganhar é trazer visibilidade para a educação surda, bilíngue e pública. O primeiro passo foi dado. A oportunidade de ser uma das finalistas, diz Doani, é um sinal de que está no caminho certo. “Isso me encoraja a mostrar meu trabalho para que ele possa ser replicado ou auxiliar outros professores, outros alunos, outras pessoas”, comemora a professora.