A primeira professora brasileira com Síndrome de Down, Débora Seabra da Moura, vira personagem da Turma da Mônica na série Donas da Rua da História, que tem apoio da ONU Mulheres. A proposta dos gibis é destacar o papel das mulheres na história do Brasil e do mundo.

A professora sempre estudou em escolas regulares e hoje, além do exemplo de vida, é militante da inclusão e prega o respeito às diferenças. Já fez palestras pelo Brasil, Argentina e Portugal para falar da experiência de vida e profissional.  Débora vive em Natal, no Rio Grande do Norte e foi a primeira pessoa com Síndrome de Down a concluir o curso do magistério na América Latina.

Ao todo, 23 mulheres foram homenageadas pela iniciativa, como Malala Yousafzai, Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Carolina de Jesus, Emma Watson entre outras.

O projeto foi criado por Mônica Sousa, filha de Maurício de Sousa.  ” A iniciativa foi desenvolvida para trabalhar questões de inclusão e dar visibilidade e representatividade a mulheres fortes e determinadas que de alguma forma fizeram a diferença na sociedade, como a nossa mais nova homenageada, Débora”, disse Mônica, que é diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções.