O cirurgião pediátrico Márcio Lopes Miranda criou uma revista em quadrinhos para instruir as famílias, de uma forma lúdica, e amenizar a ansiedade de crianças, que estão prestes a passar por cirurgias. Distribuído gratuitamente em hospitais públicos e privados de Jundiaí, onde o médico atua,, o gibi “Gol de Placa!” conta a história de Luke, uma criança prestes a passar por uma cirurgia de hérnia inguinal. Para o projeto sair do papel, o médico contou com a ajuda voluntária de pais de crianças beneficiadas pelo gibi. “O pai de um paciente é artista gráfico e a mãe de um outro paciente é escritora de livros infantis. Eles se interessaram em fazer o projeto ganhar vida”, contou.

Além do diálogo fácil e das ilustrações coloridas, o médico conta que falar a linguagem da criança é fundamental. “Procuramos contar para uma criança a história de outra criança, desconstruindo a linguagem médica. O paciente, pais, avós, tias e familiares também se sentem mais acolhidos e tranquilizados”, explicou. O retorno que o cirurgião pediátrico teve com o projeto foi tão grande que a segunda edição do gibi já está pronta, com previsão de lançamento para este mês.

“Ficamos tão satisfeitos com a primeira edição que já produzimos a segunda. Nesta, contamos a história de Belinha, uma menina portadora da doença mielomeningocele, uma má formação congênita na coluna vertebral”. Segundo o médico, o projeto não tem fins lucrativos e, enquanto houver dúvidas, as edições dos gibis continuarão. Uma salva de palmas pela iniciativa.

Informações: G1/Foto: Tribuna de Jundiaí/Divulgação