Enquanto muitas pessoas já estariam aposentadas há muito tempo, diga-se de passagem, merecidamente, o pediatra Ivan Beira Fontoura, que tem 92 anos, nem sonha com isso. O médico continua atendendo seus pacientes, na cidade de Pontal do Paraná, de forma totalmente voluntária.

Toda segunda e quinta-feira, a partir das 9h, o pediatra, junto com a esposa Eva, que é enfermeira, atende a comunidade carente do litoral do Paraná, são de 30 a 40 crianças por cada dia.  O médico se formou em 1951 pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação e Mestrado na Universidade da Califórnia, além de Doutorado em Sourbone, na França. Também foi diretor de hospitais, incluindo o Pequeno Príncipe, onde se aposentou no ano de 2005, após um trabalho para um atendimento mais humanizado na instituição.

Em 2007, Fontoura recebeu as duas principais honrarias concedidas pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR): o Diploma de Mérito Ético-Profissional, quando completou 50 anos de formado, e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, em reconhecimento ao seu trabalho médico-social. O médico merece uma Salva de Palmas.