O longa sul-coreano “Parasita” recebeu o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2020.  Foi a primeira vez que uma produção de língua não-inglesa, exibido nos Estados Unidos com legendas, venceu na categoria. No total, Parasita venceu em quatro das seis categorias que foi indicado: além de melhor filme, recebeu as estatuetas de melhor filme internacional, melhor direção para Bong Joon Ho e melhor roteiro original. Foi o longa mais premiado da  92ª cerimônia do Oscar – em segundo lugar ficou o “1917”, que faturou três estatuetas.

Além de Parasita, concorriam na categoria de melhor filme outros oito longas: 1917, Ford vs Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento e Era uma vez em… Hollywood.

O filme “Parasita” narra a história de uma família de desempregados, habitantes em um porão na periferia de Seul, que se infiltra aos poucos na vida de um casal rico a partir de pequenos golpes. A grande mansão que eles passam a frequentar, no entanto, guarda alguns mistérios.

Concorrendo à estatueta de melhor documentário, “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, não levou o prêmio. A produção sobre o impeachment de Dilma Rousseff perdeu para “Indústria Americana”. O filme vencedor, produzido pelo casal Obama, narra a chegada de uma fábrica chinesa e de seus operários super obedientes a uma cidade do interior dos Estados Unidos.

Pela segunda vez consecutiva sem um apresentador central, a cerimônia do Oscar ainda premiou Renée Zellweger, que foi a melhor atriz por “Judy. Muito Além das Estrelas”.  Joaquin Phoenix levou a estatueta de melhor ator por “Coringa”, Brad Pitt venceu como melhor ator coajuvante por “Era Uma Vez em… Hollywood” e Laura Dern faturou na categoria atriz coadjuvante por “História de um Casamento”.

Veja lista completa dos vencedores

Melhor Filme

Parasita

Melhor Atriz

Renee Zellweger – Judy

Melhor Ator

Joaquin Phoenix- Coringa

Melhor direção

Bong Joon Ho – Parasita

Melhor Ator Coadjuvante

Brad Pitt – Era uma vez em… Hollywood*

Melhor Canção Original

(I’m gonna) love me again (Elton John) – Rocketman

Melhor Trilha Sonora

Coringa

Melhor Filme Internacional

Parasita

Melhor Atriz Coadjuvante

Laura Dern – História de Um Casamento

Melhor Curta-Metragem Documentário

Learning to skateboard in a warzone (if you’re a girl)

Melhor Documentário

Indústria Americana

 Melhor Figurino

Adoráveis Mulheres

Melhor Roteiro Adaptado

Jojo Rabbit

Melhor Roteiro Original

Parasita

Melhor Curta-Metragem Animado

Hair Love

Melhor Animação

Toy Story 4

Melhor Maquiagem e penteado

O Escândalo (Bombshell)

Melhor Fotografia

1917

Melhores Efeitos Especiais

1917

Edição

Ford x Ferrari

Melhor Mixagem e Som

1917

Melhor Edição de Som

Ford vs Ferrari