Os resíduos retirados de praias e oceanos estão sendo reaproveitados e transformados em brinquedos pela Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil. A instituição, que há 18 anos atua com educação ambiental e limpeza de praias no litoral das regiões Sul e Sudeste, vai distribuir estes objetos para crianças de seis estados brasileiros.

O projeto, chamado de “Pé na Estrada – Praia Limpa”, já doou mais de 1,5 mil brinquedos em Santa Catarina, Paraná e São Paulo desde o mês de abril para crianças atendidas por projetos sociais, grande parte coordenados por entidades ligadas ao Surf. Agora, em uma etapa especial para celebrar o Dia das Crianças, o projeto volta ao litoral de São Paulo entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro.

Serão realizadas ações de retirada de resíduos de praias e distribuição de brinquedos na capital, no Guarujá, em Maresias, Boiçucanga e Peruíbe. Está prevista a distribuição de mais de 1,2 mil brinquedos nessas localidades.

Ainda nesta etapa, além de SC, PR, SP e RJ, o projeto também organiza ações ambientais em Fernando de Noronha (PE) e Baía Formosa (RN), onde as ações ambientais já começaram a ser realizadas por parceiros locais. Ao todo, serão entregues mais de 3 mil brinquedos nos seis estados.

Agenda de ações na etapa do estado de São Paulo:

Dia 29/09 – São Paulo.

Dia 30/09 (manhã) – Guarujá: ação Ambiental com o Projeto Ondas e Instituto Nature Life.

Dia 30/09 (tarde) – Boiçucanga: entrega de brinquedos para projeto comunitário local.

Dia 01/10 – Maresias: ação ambiental e entrega de brinquedos com os Projetos Desengarrafando Mentes e Instituto Esporte e Educação.

Dia 02/10 – Guarujá (manhã):  entrega de Brinquedos para Projeto Ondas e Instituto Nature Life.

Dia 02/10 – Peruíbe (tarde)- entrega de Brinquedos para ONG Vida e Surf na Praia do Guaraú.