A organização social Habitat para a Humanidade Brasil, que trabalha pela promoção da moradia digna, lançou a campanha #UmaMãoLavaOutra, com o objetivo de levar água e sabão para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. A iniciativa conseguiu arrecadar mais de R$ 630 mil que serão destinados para a instalação de mais de 300 pias em comunidades de 13 estados brasileiros.

A iniciativa contou com a doação de mais de 200 pessoas e com o patrocínio da PepsiCo. Além disso, a Habitat para a Humanidade Brasil foi uma das beneficiadas pelo projeto 300 Desenhos, em que diversos artistas doaram seus trabalhos a fim de levantar fundos para três instituições filantrópicas.

A instalação das pias já começou e segue durante os meses de julho e agosto nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, João Pessoa e Recife, em parceria com organizações como Florescer Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras, Favelar, Atos Colaborativos, Arquitetura Faz Bem, Mobiliza RAU + E, entre outras. Elas estão sendo instaladas em pontos estratégicos das comunidades, por meio da articulação com parceiros locais, associações de moradores e lideranças comunitárias.

Além das pias comunitárias, a Habitat Brasil ainda distribuiu cerca de 70 toneladas de alimentos e produtos de higiene.