Olha que interessante! Para comemorar o dia nacional do ar limpo no Reino Unido (“Clean Air Day”), a Nissan apresentou o furgão-conceito para venda de sorvetes. O novo modelo não possui motor a combustão, é 100% elétrico e tem zero emissão. Para tal feito, a montadora fez uma parceria com a fabricante de sorvetes Mackie’s of Scotland, que já utiliza energia renovável eólica e solar em sua pequena propriedade familiar de produção de leite.

O furgão-conceito utiliza uma combinação de motorização elétrica, armazenagem de energia em uma bateria de segunda vida e geração de energia solar renovável. O protótipo é baseado no furgão e-NV200, o veículo comercial leve 100% elétrico da Nissan. A novidade é alimentada por uma bateria de 40 kWh. Já o equipamento embutido no veículo para conservar o sorvete, que inclui uma máquina de sorvete expresso do tipo ‘soft’, uma gaveta de congelamento e uma geladeira para bebidas, é alimentado pelo sistema Nissan Energy ROAM, que foi revelado recentemente e será vendido ainda em 2019.

Atualmente, no Reino Unido, muitos furgões que comercializam sorvetes têm motores movidos a diesel, que precisam ficar constantemente ligados para manter o equipamento de refrigeração ligado. Estes motores produzem emissões prejudiciais, inclusive carbono negro, quando deixados em ponto morto. Algumas cidades e vilarejos do Reino Unido estão tomando medidas para banir ou multar este tipo de veículo. O furgão-conceito da Nissan apresenta uma solução em potencial para os comerciantes que queiram reduzir sua pegada de carbono e oferecer uma experiência melhor aos seus clientes. Aqui no Brasil, não existem muitos desses carros de sorvete, mas quem sabe essa ideia pode ser usada para veículos que vendem outro tipo de alimento.  De qualquer forma, a ideia merece uma Salva de Palmas.