O Metrô de São Paulo vai coletar até o dia 30 de setembro mechas de cabelo para a confecção de perucas. O objetivo é distribuir para pacientes  com câncer infantojuvenil. As doações podem ser feitas nas estações de Sacomâ, Paraíso, Tucuruvi, Sé, Palmeiras-Barra Funda e Tatuapé, das 4h40 á meia-noite, período de funcionamento do transporte.

A iniciativa faz parte da campanha Setembro Dourado, que visa conscientizar a sociedade sobre a doença. As perucas serão produzidas pela ONG Rapunzel Solidária e entregues a crianças e adolescentes do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), que é vinculado ao Instituto da Criança, do Hospital das Crianças da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Para a doação, os fios de cabelo devem ter, no mínimo, 20 centímetros de comprimento. O ideal é que o doador prenda os fios com elástico firme antes de cortá-los e que o faça com o cabelo seco,

A estrutura montada para a campanha disponibiliza material informativo sobre câncer infantojuvenil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para este ano, a estimativa é que tenham 8.460 casos, sendo 4.310 para o gênero masculino e 4.150 para o feminino.