Um menino, de 5 anos, foi flagrado dentro de uma caçamba de lixo recolhendo livros, em Caraguatatuba, litoral de São Paulo. Matheus mora no bairro Caputera com os pais e sete irmãos. A cena chamou a atenção de dois policiais militares de folga, que passavam pelo local e registraram a atitude do Matheus e conseguiram arrecadar uma série de doações para ajudar a família.

Os PMs visitaram a casa e fizeram um post no Facebook com a história do dele para conseguir ajuda. A ação já captou brinquedos, roupas, alimentos, uma máquina de lavar, uma geladeira e até um vídeo-game por meio de doações de moradores e empresários da região e do Estado.

De acordo com o cabo Gláucio de Oliveira, ele e o colega, o sargento Andre Souza, ficaram muito sensibilizados com o caso e foram atrás do menino. “Falamos com ele e entendemos que a família vivia em uma situação real de necessidades básicas. Imediatamente já compramos cuecas, bolachas, brinquedos e objetos de higiene pessoal. Mas a campanha foi além. Conseguimos mobilizar pessoas de diversas cidades e arrecadar coisas importantes e essenciais para dar uma vida melhor ao menino e àquela família”.

Segundo os policiais, a família tem um bebê de dois anos e outras doações ainda são bem-vindas, como leite e fraldas. Interessados em contribuir com a ação, podem entrar em contato pelo telefone (12) 98226-4697.

A Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC), que fica no bairro onde Matheus vive, também abriu as portas para receber doações, como cestas básicas e equipamentos para a casa. A família tem recebido alimentos e uma escola particular da cidade ofereceu uma bolsa de estudos para Matheus.