Meninas de 15 anos da escola Stella Maris em Manly, região litorânea de Sydney, na Austrália, receberam treinamento de manutenção em carros. As adolescentes foram ensinadas a trocar pneus, a forma mais eficaz de checar pressão nos pneus, como monitorar o óleo e níveis de refrigeração e o que fazer caso sofram um acidente. Segundo a escola, a iniciativa pretende ensinar habilidades para a vida das alunas e “incentivar as meninas a serem jovens fortes, independentes e engenhosas”.

O workshop aconteceu em parceria com a Galmatic, empresa que fornece cursos de manutenção em veículos e tem a equipe formada majoritariamente por mulheres. Em entrevista para o Daily Mail Australia, Eleni Mitakos, que comanda a Galmatic há 13 anos, ressaltou que que o curso não é só para adolescentes e explicou o objetivo de ter esse curso nas escolas.

Amy Smith, diretora assistente da escola Stella Maris, contou que as alunas avaliaram o curso como necessário. “O treinamento também é positivo para aumentar a autoconfiança das estudantes. “É importante mostrar a elas que elas tem a capacidade de lidar com situações por si mesmas quando estiverem na estrada, ao invés de depender de outra pessoa.”