A menina Maria Luiza Grossi, de  9 anos, decidiu colar pequenos cartazes com recadinhos em postes de Copacabana, no Rio de Janeiro. “Tenha compaixão e empatia”, recomenda a menina. “Ajude os outros”, diz outra mensagem escrita à mão.

Até agora, três postes ganharam as cartazes de Maria Luiza. Como o bairro atrai muitos turistas, a menina quer que seus recados cheguem a todos. As mensagens foram escritas em português, inglês, espanhol e francês. Ela ainda usou um plástico para proteger o papel da chuva. As ruas Barata Ribeiro, Figueiredo Magalhães e Santa Clara foram as escolhidas por Malu e pela mãe, a administradora Flávia Leite, de 43 anos, para receber a exposição.

“Quando eu colei o cartaz, se uma pessoa parasse para ler, já estava bom.’ A ideia de produzir esse material veio da observação da menina de que valores como a gentileza estão em falta.

Só que ao voltar aos pontos onde colou as mensagens, os folhetos tinham sido arrancados. Nada que abale o propósito de Malu de tornar as pessoas mais empáticas. O próximo passo dela será colar mais cinco cartazes nos mesmos locais e criar uma campanha na escola. “Isso não vai me parar, porque eu vou fazer mais. Eu pensei em fazer uma campanha. Eu vou mostrar o vídeo para a minha professora e ver como vai ser”, disse a menina.