Em tempos de empoderamento feminino, uma notícia pra lá de positiva. A jogadora Marta, que já foi eleita a melhor do mundo seis vezes, marcou nesta terça-feira (18) seu 17º gol na história das Copas do Mundo.  Isso fez com que ela superasse o alemão Miroslav Klose, que fez 16.  Marta fez um gol de pênalti e deu a vitória ao Brasil sobre a Itália, por 1 a 0, em mais um jogo pela Copa do Mundo, que está sendo realizada na França. A brasileira também é a única jogadora, entre homens e mulheres, a marcar em cinco Mundiais.

Na entrevista pós-jogo, ela dedicou a importante marca às mulheres. “Quebrar recordes é algo que acontece naturalmente quando se dedica, faz trabalho com amor. Estava esperando esse momento. Estou feliz demais. Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres, num esporte que ainda é masculino pra muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas. É para todas elas.”

Marta participou das Copas de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Além de superar Klose, a camisa 10 da seleção brasileira tem três gols a mais do que  as segundas colocadas do ranking histórico feminino, que são a alemã Birgit Prinz e a americana Abby Wambach, ambas já aposentadas.

Vale lembrar que ela também é recordista em prêmios de melhor do mundo. A atacante já levou seis, superando o português Cristiano Ronaldo e o argentino o Lionel Messi, que têm cinco cada um. Uma Salva de Palmas para a maior jogadora de todos os tempos.

Foto: Reuters