Com o objetivo de libertar 560 animais de um jardim zoológico na França, um financiamento coletivo já arrecadou mais de 648 mil euros, o que equivale a mais de R$ 2,5 milhões. A ideia da organização da sociedade civil Rewild  é comprar o local, devolver as espécies para seu habitat natural e transformar o espaço em um centro de reabilitação.

O zoológico em questão é Pont-Scorff, localizado na Bretanha, que após as reformas necessárias será capaz de receber animais vítimas de tráfico ilegal e que foram apreendidos pela Justiça. Ao todo mais de 22 mil pessoas já ajudaram.  A maior doação foi do  empresário francês Marc Simoncini, criador do site de encontros Meetic, com uma contribuição de 250 mil euros.

O contrato para a venda da instalação já foi assinado, mas a organização manterá a coleta aberta para obter os fundos necessários ao funcionamento imediato do zoológico, até que possa iniciar o projeto planejado.

A Rewild prevê gastos de cerca de 100 mil euros por mês para pagar funcionários, alimentação e cuidados com os animais, alguns dos quais, segundo a organização, estão em estado preocupante.

Informações: Deutsche Welle.