Por conta da crise de energia elétrica no Amapá, que também afeta a distribuição de água aos moradores, os estudantes cariocas Rodrigo Belli, João Manuel Tui e Daniel Ilg se deslocaram até a capital Macapá, na última quinta-feira (12), para distribuir 30 kits de filtragem de água em bairros e comunidades quilombolas.

Intitulado ‘Kit Camelo’, o produto foi desenvolvido por Rodrigo durante a graduação em Design com habilitação em Projeto de Produto na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). O equipamento é composto por uma mochila que armazena até 15 litros de água, um filtro portátil e um suporte de parede. Com 10 anos de vida útil, o dispositivo envolve as etapas de captação, transporte, armazenamento e filtragem da água imprópria para convertê-la em potável.

Três dos 30 kits foram instalados em postos de saúde em Macapá. O trio também distribuiu mais de uma tonelada de alimentos e 4 mil litros de água engarrafada a moradores em condição de vulnerabilidade social.

O grupo já vinha distribuindo o kit, desde 2019, para famílias de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.