Os jovens amigos Cláudio Palhares, Luiza Ourivio e João Roberto Duque Estrada se uniram para criar o projeto AdaptaRio. A ideia é montar brinquedos adaptados para crianças com deficiência, em locais públicos do  Rio de Janeiro. Cada parque custa cerca de R$ 21 mil e eles conseguiram, por meio de uma vaquinha online, instalar o primeiro neste domingo (30).

Os três amigos são voluntários na ONG One by One, por isso, resolveram montar o parque em uma área do Condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, que já recebe crianças da ONG, que é focada no auxílio de mais de mil crianças e adolescentes de baixa renda com necessidades especiais.

O projeto ainda vai instalar três novos parques, em espaços públicos, sendo um em cada uma das regiões da cidade. Para isso, eles dividem o trabalho em fases: angariar verba, adquirir os brinquedos e montar os espaços. Cada praça escolhida receberá um balanço e um gira-gira adaptados.

O custo para a montagem inclui a compra dos brinquedos e a instalação dos mesmos na praça definida. Os jovens contam com o apoio da sociedade e do empresariado para arrecadar o valor necessário.

As doações para o AdaptaRio podem ser feitas pelo site vakinha.com.br e o doador contribui diretamente com o valor que desejar por débito em conta, boleto bancário, cartão de credito e paypall. Sempre que o valor completo (R$21 mil) para a estruturação de uma praça é atingido, a ONG realiza a entrega do espaço.