O Instituto Vencer o Câncer (Ivoc) lançou a campanha “Alimentos Tarja Verde” que visa alertar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a prevenção de doença. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 2,3 bilhões de pessoas vivem com sobrepeso ou obesidade. Crianças e adolescentes são parte deste grupo, o que torna o quadro ainda mais preocupante, já que a obesidade infantil é uma das causas de câncer na vida adulta.

Como parte da ação, foi desenvolvido um seto “Tarja Verde”, que tem como objetivo identificar os alimentos saudáveis e não processados, aqueles que ajudam a prevenir doenças como a obesidade e o câncer.  A iniciativa ainda conta ainda com um comercial que mostra a professora de educação infantil Aline: diagnosticada com câncer, que precisou se afastar do trabalho. Depois de um longo período em tratamento, ela retorna para a sala de aula e reencontra seus alunos, que a presenteiam com maçãs com a tarja verde ao som da música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos.

O filme pode ser visto nos canais digitais da instituição e no site da campanha, que traz informações nutricionais dos alimentos e porque ajudam a prevenir doenças, além de detalhar informações sobre acessibilidade, faixa de preço e sazonalidade.