Uma turma com 21 formandos indígenas concluiu o curso de Técnico em Agropecuária do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR), compondo a primeira turma completamente composta por indígenas. A solenidade de entrega do diploma aconteceu na quadra de esportes da escola estadual que atende a Comunidade Indígena do Contão, município de Pacaraima, localizada na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, a 224 km da capital de Roraima, Boa Vista.

Dos 30 estudantes que começaram o curso, 70% se formaram. As dificuldades não foram poucas, segundo os estudantes relataram ao site Roraima 1. Entre elas, esteve a distância da família e dos amigos. Os alunios faziam parte de várias comunidades da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, como Contão, Canta Galo, Olho D’Água, Surumu, São Jorge e São Luiz,

Os estudantes começaram o curso, que é integrado ao ensino médio e na modalidade de alternância, em fevereiro de 2017. As turmas de alternância dividem os estudos em duas etapas em que os estudantes passam 15 dias aprendendo a teoria e a prática na escola e os demais 15 dias atuando na comunidade. Na fase de comunidade, eles precisam desenvolver atividades em suas próprias localidades.