Assim como o Salva de Palmas tem feito, vários movimentos têm surgido para conseguir computadores, Notebooks ou tablets para ajudar estudantes que não tem condições de acompanhar as aulas online por não possuírem equipamentos ou acesso a internet. O Curso Alberto Santos Dumont, conhecido como CASD, que atua no auxílio de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, por exemplo, iniciou uma campanha para ajudar esses alunos. A meta da instituição é conseguir, pelo menos, 70 máquinas.

Quem se interessar em ajudar o projeto, pode entrar nas redes sociais e site do CASD para ter mais informações. Além dos computadores, o curso recebe inscrições de professores voluntários e possui outras variadas formas de voluntariado e doações. Os interessados podem entrar no site http://cursosantosdumont.org.br/seja-doador e saber como ajudar.

Rio de Janeiro

Os ex-alunos do CAp – Uerj, escola pública que atende 1.078 estudantes,  também iniciaram uma ação que visa a inclusão digital. O objetivo é comprar 500 tablets por meio de uma campanha de financiamento coletivo. A estimativa é que do total de estudantes, 370 não possuem equipamentos adequados para acompanhar o ensino à distância. Quem quiser ajudar, basta acessar o link da campanha ( https://benfeitoria.com/capuerj)

Pernambuco

Alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) começaram a receber doações de equipamentos em desuso ou sem funcionar com o intuito de montar novos computadores para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. O trabalho será feito pela equipe da Recibra, da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), e tem como objetivo ajudar alunos sem acesso à internet e tecnologia para que possam participar das aulas online. Para doar, basta entrar em contato pelo e-mail recibra@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 998451510.