O Hospital Municipal de Bertioga, litoral de São Paulo, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INPS), implementou uma nova maneira de entregar as refeições aos pacientes internados. Todos recebem as marmitas com ilustrações, mensagens positivas e motivacionais nas tampas das dietas.

Entre as mensagens estão: “Coragem”, “Fé”, “Esperança”, “Vai dar certo”, “Você consegue”, “Sorria”, “Sonhe”. A ideia foi da nutricionista Talita Brito e dos colaboradores do setor de nutrição e dietética do hospital.

Os pacientes respondem de maneira muto positiva. A cozinheira Jane Souza, de 48 anos, escreveu um texto de agradecimento aos profissionais da unidade de saúde e postou nas redes sociais. Em entrevista ao G1, ela disse que “em momentos em que estava muito pra baixo, longe da família, internada no hospital, se sentindo péssima, os profissionais chegavam de manhã com essa gentileza e a botavam pra cima”.

Trata-se de um atendimento humanizado, que deve fazer parte das boas práticas dos profissionais da saúde, com a abordagem focada não apenas no sucesso do tratamento, mas procurando estreitar a relação com o paciente, para que eles sintam confiança e segurança no profissional que o atende.