Durante a pandemia, muitos chefs de cozinha se uniram para distribuir comidas para os mais necessitados. São diversas ações por todo o Brasil. Em Curitiba, no Paraná, por exemplo, foi lançada a ação “Alimenta Curitiba”, que tem como objetivo ajudar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. A meta do projeto para este mês é entregar seis mil cestas com produtos saudáveis em regiões carentes de Curitiba e da Região Metropolitana no dia 12 de dezembro. A ação é organizada pelo “Mulheres do Bem”, grupo de profissionais ligadas à gastronomia em Curitiba, que está recebendo doações em alimentos e também em dinheiro para atingir este objetivo.

Os produtos serão selecionados pelas profissionais e voluntários para atender famílias em situação de vulnerabilidade. O grupo já distribuiu mais de 13 mil refeições e intensificou a atuação durante toda a pandemia. “Nós vimos que, com a organização e distribuição de marmitas entregues semanalmente, mais pessoas e grupos que já preparavam refeições esporadicamente para moradores de rua ficaram motivados. Assim surgiu a ideia de um movimento maior”, explica a chef Manu Buffara.

A expectativa do Mulheres do Bem é que, após essa primeira ação, outros grupos e instituições se juntem à causa. “A intenção é que o movimento seja permanente porque estamos passando por uma crise, mas sabemos que outras ações são necessárias para acabar com o problema da fome”, diz a chef e proprietária do restaurante Quintana, Gabriela Carvalho, que coordena a adesão de voluntários para a iniciativa.

Para participar como voluntário ou realizar doações, basta entrar em contato por meio do e-mail: contato.mulheresdobem@gmail.com

Informações: Gazeta do Povo