Oito grandes empresas do setor de alimentos e bebidas se uniram e firmaram uma coalizão para apoiar o pequeno varejo na reabertura do comércio, depois do fim da quarentena. O movimento denominado “Nós” envolve Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelez International, Nestlé e PepsiCo.

Juntas, as companhias devem investir mais de R$ 370 milhões para ajudar em torno de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes, que empregam cerca de um milhão de pessoas. Entre as ações propostas pelo movimento estão a renegociação de prazos para o abastecimento dos pequenos comércios, a distribuição de kits de higiene e cartilhas para orientar os empreendedores a seguir as novas normas de segurança e saúde.

As iniciativas foram divididas em quatro frentes: reabertura segura com foco na saúde; reabastecimento facilitado do estoque, com condições comerciais adicionais às já praticadas individualmente; fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores; e a divulgação de informações relevantes do mercado.

A proposta foi homologada na manhã desta quinta-feira, 28, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Movimento Nós informou que conta com a Bain & Company em sua governança, uma consultoria independente que assegura que não há troca de informações sensíveis e respeita integralmente a legislação vigente antitruste.