A grande final da Taça das Favelas, evento que mobilizou mais de 40 mil jovens moradores de comunidades com suas equipes de futebol, será realizada no próximo dia 1º de junho, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. As seleções femininas do Complexo da Casa Verde e de Paraisópolis, e as masculinas da Favela do 1010 (mil e dez) e do Parque Santo Antônio decidem o título das respectivas categorias da primeira edição paulista do campeonato.

Organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, a Taça das Favelas teve, até aqui, uma média de 3,2 gol por partida, na categoria feminina, e 1,7 gol por jogo, na masculina. Vale ressaltar que, na final, a equipe feminina decidirá o campeonato em um jogo com 30 minutos para cada tempo. Já o campeão masculino será conhecido após 40 minutos para cada tempo. Em caso de empate, os campeões serão definidos nas penalidades, com três cobranças para cada favela, se persistir a igualdade, os pênaltis continuam de forma alternada.

Os portões do Pacaembu vão estar abertos para a torcida e convidados a partir das 10h30 (de Brasília). A final feminina será às 12h e a masculina acontece às 14h.

É importante lembrar que o evento tem sua primeira edição em São Paulo,  depois de mais de sete anos do seu lançamento no Rio de Janeiro e já presente em mais de 12 estados. O torneio começou no dia 6 de abril e participaram 32 times masculinos e 16 femininos. O principal objetivo da iniciativa é contribuir para a promoção da inclusão social por meio do esporte,