Você sabia que a Defesa Civil de São Paulo conta com o serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades? Trata-se de um serviço de texto que fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Para receber a informação, é preciso solicitar o serviço enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população. Vale ressaltar, também, que a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser.

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e atualmente também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina. As cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.