Um iniciativa que, além de ajudar o meio ambiente, também ajuda a formar crianças mais conscientes e cidadãos mais preocupados. Na escola Akshar Foundation School, localizada na Índia, os alunos “pagam” a mensalidade com plástico. Toda semana, eles trazem para a escola pelo menos 25 itens descartáveis de plástico.

Atualmente, a escola é mantida por uma fundação, que, por sua vez, vive de doações. Segundo a fundação, as “mensalidades” pagas com plástico ajudam a estimular um senso comunitário entre alunos, pais e escola, além também de mostrar dos perigo da queima de plásticos. Os alunos também criam “tijolos ecológicos” a partir de garrafas plásticas. O próximo passo é construir caminhos ligando as diferentes partes da escola.

A escola também trouxe muitas crianças, que tinham deixado a escola para ganhar dinheiro, de volta às salas de alta. Elas encontraram uma maneira de ajudar no orçamento de casa enquanto aprendem. A fundação paga para as crianças mais velhas por hora para ensinar as mais novas. À medida que avançam academicamente, seu salário aumenta. A escola começou com 20 alunos. Hoje, são mais de 100 estudantes aprendendo em cabanas de bambu.

Vale lembrar que a Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, mas sofre com a extrema pobreza. Um em cada cinco indianos vive abaixo da linha da pobreza (menos de US$ 1,25 por dia ou R$ 5).

Fonte: G1