O vazamento de óleo nas praias do Nordeste tem mobilizado muitas empresas. Desta vez, a marca de cerveja Corona, em parceria com o projeto global Parley for the Oceans, vai mobilizar seus colaboradores para ajudar na limpeza das praias atingidas pela substância. Para isso, as vendas da bebida serão paralisadas no dia 24 de outubro, nas regiões atingidas, para que suas equipes possam se juntar ao Ibama e outras empresas parceiras para realizar a ação. O próprio Ibama definirá em quais praias a limpeza será realizada já que depende das condições da maré e situações de mais sensibilidade.

De acordo com Bruna Buás, diretora de marketing de Corona, desde o início da parceria Corona x Parley no Brasil, havia o compromisso de ajudar a combater o descarte de plástico no mar, mas agora diante do desastre ambiental, a marca viu a necessidade de se movimentar ainda mais. “A ideia do movimento, além de ajudar na redução do impacto ambiental, é alertar a população da importância de não fazer a limpeza de óleo sem apoio técnico, já que os materiais expostos podem apresentar riscos à saúde.”

A parceria entre a Corona e a Parley foi anunciada no começo de 2019 no Brasil. Ambas trabalham juntas ao redor do mundo desde 2017 e já recolheram mais de 1.500 toneladas de lixo plástico de praias de 15 países, engajando e impactando aproximadamente 7 mil voluntários.

As ações, que agora irão colaborar com a recuperação das praias brasileiras sujas pelo vazamento de petróleo, se baseiam em três pilares: evitar o uso de plásticos, interceptar e recolher esses materiais nas praias e recriar produtos a partir dos rejeitos plásticos.