As inúmeras famílias das cidades da Baixada Santistas, que foram atingidas pelas fortes chuvas, estão recebendo doações de itens de necessidade básica, como colchões, travesseiros, roupas de cama, roupas de banho, alimentos em geral, água, itens de higiene pessoal, agasalhos, material de limpeza. Segundo a Defesa Civil do Estado de SP, por conta do temporal, a região registrou, até o momento, 19 mortes, deslizamentos e alagamentos. São 29 pessoas ainda desaparecidas.

Para se ter uma ideia do volume da chuva que caiu na região.  Apenas em Santos, foram 328,8 mm nas últimas 72 horas, muito mais do que a média do mês de março inteiro, que é de 253,3 milímetros. Em São Vicente, foram 336 mm nas últimas 72 horas. Em Guarujá, choveu 282 mm nas últimas 12 horas. Já em Cubatão, choveu 128,4 mm nas últimas 12 horas.

As doações devem ser feitas nos seguintes endereços:

Santos

Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS)

Os endereços para doação são:

Sede FSS – Avenida Conselheiro Nébias, 388 – Encruzilhada

Vila Criativa da Zona Noroeste Avenida Hugo Maia, 293 – Rádio CLube

Vila Criativa da Vila Progresso – Rua Três, s/nº

Vila Criativa da Zona Noroeste Av. Hugo Maia, 293, no Rádio Clube

Vila Belmiro

O Santos Futebol Clube anunciou em suas redes sociais que arrecadará donativos no estádio, das 9h às 17h.

São Vicente

O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações de móveis, roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene e limpeza.

O endereço é Rua Benedito Calixto, 205, no Centro da cidade. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Telefone de contato: (13) 3467-9118.

A Escola de Esportes Maria dos Remédios (Avenida Getúlio Vargas, nº 1, ao lado da Biquinha) também é um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Cubatão

 O Fundo Social de Cubatão também recebe doações, especialmente de produtos de higiene e limpeza, toalhas, lençóis e cobertores, fraldas, além de roupas e sapatos, principalmente infantis e masculinos. As doações da comunidade podem ser entregues na sede do FSS, situada no Parque Anilinas, com entrada pelo final da Rua Assembleia de Deus, 435, no Centro.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que os interessados podem fazer doações em todas as escolas municipais da cidade; na sede da Guarda Civil Municipal (Rua Dr. Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria); na sede da Defesa Civil (Rua Manoel Francisco, n° 219) e Fundo Social de Solidariedade (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, no Centro).

Cruz Vermelha Brasileira

A instituição criou uma campanha em conjunto com o Mercado Livre para doações em dinheiro para vítimas das chuvas em todo o Sudeste. O órgão também recebe doações por depósito:

Cruz Vermelha Brasileira CNPJ: 33.651.803/0001-65 Banco: Caixa Econômica Federal ? 104 Agência: 2123 Operação: 003 Conta Corrente: 286-0

Fussp (Fundo Social de São Paulo)

 Doações depósito do Fussp, no bairro do Jaguaré, em São Paulo, aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. São recebidos roupas e cobertores em bom estado, água e comida dentro da validade.

Fonte: G1 e UOL