Não é de hoje que a humanidade sonha em ter um carro voador. Mas parece que não está tão longe assim disso acontecer. No Japão,, a Nec Corp realizou, nesta segunda-feira (5), um teste para seu protótipo. Dentro de uma grande gaiola de segurança, o veículo, que mais parecia um drone gigante, levantou a 3 metros de altura e ficou voando por cerca de um minuto. O modelo utiliza quatro hélices movidas à energia elétrica.

De acordo com a Associated Press, o governo japonês está incentivando o desenvolvimento de carros voadores para que virem realidade até 2030. Por enquanto, o objetivo é que o veículo seja utilizado, no futuro, para entregas, sem a necessidade de um piloto. Além da Nec, empresas como Boeing, Pal-V e Uber estão trabalhando em seus conceitos voadores. Em outra frente, companhias também desenvolvem motos voadoras, inclusive, até a polícia de Dubai está utilizando um protótipo do tipo.

Entre as bases que o governo japonês está criando para incentivar os carros voadores está uma área de testes em Fukushima. A ideia é utilizar a região devastada pelos desastres nuclear como local de voo para estes veículos. O projeto merece uma Salva de Palmas.