Para reforçar a importância da utilização de máscaras para quem precisa sair de casa, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) criaram uma campanha, que foi intitulada “Mostre Que Por Trás De Uma Máscara tem Alguém Legal”. A ação reforça que seu uso é uma medida eficiente de proteção adicional ao distanciamento social.

“A utilização das máscaras precisa se tornar um hábito para o brasileiro”, diz Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP.  “Uma das missões da publicidade é informar e orientar sobre medidas que tragam benefícios para a qualidade de vida da população. A publicidade tem essa força multiplicadora e orientadora. Por isso fizemos essa campanha – para atender rapidamente a uma necessidade de saúde pública”.

Vale ressaltar que a recomendação para o uso de máscaras está entre os esforços para conter a epidemia de coronavírus. Prefeitos de cidades brasileiras têm publicados decretos em que obrigam ou recomendam todos os cidadãos a usar máscaras em ambientes públicos. A medida segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, que passou a recomendar o uso do acessório, mesmo as versões caseiras, para quem não tem sintomas da covid-19.