A campanha “Paixão de Ler – Poesias ao vento”, que vai distribuir mais de mil livros na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e nas bibliotecas municipais tem início nesta terça-feira (5). A ação, organizada pelas secretarias municipais de Cultura e Educação da cidade, também vai contar com uma programação que inclui 120 atividades, entre contação de histórias, oficinas, exposições, saraus, palestras e encontros com escritores. A programação completa está no site do evento.

Com uma agenda para crianças e adultos, o evento é gratuito e será realizado em bibliotecas e equipamentos culturais até o dia 12 de novembro. “O objetivo desta iniciativa é difundir o conhecimento por meio da leitura, que não apenas aprimora a escrita e o vocabulário das pessoas, mas abre o pensamento e apresenta universos diferentes. Durante estes sete dias, a ideia é aproximar o público das palavras e dos autores, incentivar a leitura e a produção literária”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.

A edição deste ano faz uma homenagem ao poeta Carlos Nejar, nascido em Porto Alegre em janeiro de 1939. O “Poeta do Pampa Brasileiro”, como é chamado, é um imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira de número 4, e tem como marco a indicação ao Prêmio Nobel da Literatura, em 2017. Entre os autores que participarão das atividades da campanha estão nomes como Julio Emílio Braz, Livia Pandolpho, Vivian Pandolpho, Gustavo Pinheiro, Otávio Junior da Penha, Carine Lemos, Luciene Prado e Joana Maria Teixeira.