Os esforços para ajudar as muitas famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil continuam. A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), por exemplo, lançou uma campanha para arrecadar recursos para moradores de regiões periféricas das metrópoles.  Os interessados em ajudar podem doar cestas básicas e itens de higiene diretamente às redes de bibliotecas espalhadas pelo país.

As entregas podem ser feitas em Belém e Ananindeua (PA), São Luiz, Fortaleza, Recife, Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Salvador, Belo Horizonte, Sabará (MG), Betim (MG), Nova Iguaçu (RJ), Duque de Caxias (RJ), Paraty (RJ), São Paulo, Guarulhos (SP), Mauá (SP), Porto Alegre, Cachoeirinha (RS), Eldorado do Sul (RS), e Esteio (RS). A doação também pode ser realizada por depósito na conta-corrente de uma das instituições participantes da rede. As informações estão no site.

Vale ressaltar que a RNBC é um movimento pela democratização do acesso ao livro e às bibliotecas, tem 119 unidades em 22 municípios brasileiros das regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste. Em nota, a rede destacou que “todo o recurso arrecadado será usado para a compra de alimentos, material de higiene, gás e repasse direto, sendo distribuído de acordo com as necessidades de cada comunidade”.