Autora do fenômeno Harry Potter, a escritora J.K. Rowling resolveu lançar um livro que escreveu para seus filhos há mais de 10 anos. A britânica disponibilizou capítulo por capítulo de “O Ickabog” online, gratuitamente, entre maio e julho. Na última semana, a versão impressa do livro infanto-juvenil chegou ao Brasil, publicado pela editora Rocco. As ilustrações da versão brasileira da fábula, de 288 páginas, foram feitas por 34 crianças brasileiras, vencedoras de um concurso de desenhos promovido pela autora.

O gaúcho Theo Maieski Rodrigues (foto), de 12 anos, foi um dos selecionados. Ele é aluno da Escola Estadual Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo. Anita Pereira de Barros, de 12 anos, natural de Florianópolis, também foi uma das escolhidas, assim como a amazonense Mariana Costa Nogueira e as duas brasilienses: Carolina Guedes e Luiza Rodrigues.

Como prêmio, todos receberão um exemplar do livro com adesivo autografado pela escritora e dois acervos de 20 livros cada, selecionados pela editora. Um dos acervos ficará para eles mesmos e o outro será doado para uma escola ou biblioteca de sua escolha. Theo decidiu doar as obras para a escola onde estuda. Os títulos devem chegar até a semana que vem e serão surpresa.