O ator americano Richard Gere esteve no navio da ONG espanhola Open Arms para levar comida e água aos 121 refugiados que foram resgatados no Mediterrâneo semana passada. A embarcação está à espera de autorização para aportar e desembarcar as famílias em algum porto da Europa.

A ONG Open Arms está neste trabalho de resgatar imigrantes no Mediterrâneo há mais de uma semana. Os africanos enfrentam diariamente a precariedade das condições do navio, porque não conseguem aportar. Em um vídeo postado na internet, o ator pediu ajuda às autoridades internacionais para abrigar os migrantes. “A coisa mais importante para essas pessoas é poder chegar a um porto livre, sair do navio, estar em terra e começar uma nova vida. Ajudem essas pessoas, nossos irmãos e irmãs”.

Os imigrantes, incluindo 32 menores de idade vindos da Eritréia, Sudão ou Etiópia, foram resgatados no dia 1 de agosto e estavam em dois barcos à deriva. Foram duas operações diferentes. O primeiro resgate acolheu 55 pessoas, entre eles dois bebês gêmeos. O navio da ONG está em águas internacionais, perto da ilha italiana de Lampedusa, mas o destino deles ainda é incerto, já que tanto a Itália quanto Malta rejeitaram os pedidos de desembarque. Uma salva de palmas para o ator Richard Gere.