Numa geração em que as crianças são cada vez mais superestimuladas por atividades extracurriculares e objetos eletrônicos, com o acumulado de um despertar tardio para a maturidade responsável, dentre a qual lidar com o tempo ocioso, a escolha pelo júri popular do livro infantil “VAZIO” como melhor título da 14ª edição da Lista de Melhores Livros Infantis da Revista Crescer, traz à tona a importância da frustração e do vazio para promover a reflexão, a criatividade e até mesmo o recobrar do equilíbrio emocional e de energias.

Segundo o Editorial da Revista Crescer, a literatura reflete as tendências de nosso tempo, sendo um poderoso instrumento de conscientização e educação. Na lista atual dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Crescer, foram mais citados e recomendados por 42 jurados, os livros que trazem uma mensagem sobre mais amor, empatia, cuidado com o planeta, respeito ao outro, beleza e valorização das coisas simples.

Especialmente sobre o livro Vazio, da autora Anna Lenas, Ed. Salamandra, retrata de forma lúdica as emoções provocadas pelo vazio e as formas como o homem procura lidar com ele. O diferencial, no entanto, é a sensibilidade da autora para provocar um despertar para a transformação que pode emergir de uma situação incômoda. O vazio pode surgir de onde menos se espera e provocar reações múltiplas para tentar aplacá-lo. Entretanto, a busca incessante por significado limita a percepção de que o vazio também é parte de um aprendizado.

Uma Salva de Palmas à Revista Crescer por promover essa lista com tanta responsabilidade, à editora Salamandra e à autora Anna Lenas.

Fonte: Revista Crescer